quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Gabo e a lucidez senil / gabo y la lucidez senil

O que é o esquecimento, a velhice, a lucidez ou a falta dela?
O que nos faz esquecer, nos olhar no espelho e nos estranhar, ou "extrañar" (em espanhol, sentir saudades)  a nós mesmos?
Não acredito que isso venha com a idade, ou seja consequência da qualidade de vida ou de experiências individuais. Viver, como já dizia o poeta, não é preciso.
Quando me dou conta de contos como os de Gabriel García Márquez e posso refletir suas histórias tão admiravelmente brilhantes, descubro que a lucidez pode ser antilucidez, e a existência, um mundo de fantasias a ser visitado, cultuado, reverenciado, e principalmente, vivido.
O novo livro de García Márquez é um compêndio de 22 discursos que ele escreveu durante sua vida. Com o título "Yo no vengo a decir un discurso" começa em 1944, quando se despediu de seus companheiros de turma ainda na Colômbia, sua terra natal, e termina com o texto que leu aos 80 anos de idade, diante da Academia da Língua Espanhola e dos reis da Espanha, quando foi lançada a edição comemorativa de "Cem anos de solidão", obra que o consagrou em 1967.
Segundo seus companheiros mais próximos, Márquez nunca gostou de aparições públicas e tão pouco foi ao lançamento do seu livro. Vive hoje no México, país que escolheu e se refugiou depois de ser perseguido por suas convicções comunistas.  Recluso em sua casa na Cidade do México, recebe poucos amigos. Mas, na minha resistente persistência, eu queria ter esse privilégio e queria falar com ele, entrevistá-lo, descobrir seus místicos mitos. E depois de muita insistência com seus editores, percebi que estava no caminho errado. Foi então, que me lembrei de Angeles Mastretta, uma maravilhosa escritora mexicana, autora de "Arranca-me a Vida", entre outras obras,  e que conheci logo que cheguei aqui, e que em uma entrevista que me deu, me contou que era "muy cercana" de Gabo, como é conhecido o escritor.
Telefonei. Para minha surpresa, ela tinha almoçado com ele naquela semana, e me confidenciou que ele já não dá mais entrevistas por seu estado de LUCIDEZ. "Ele é um gênio no mais puro estado de ingenuidade", me disse Angeles, "suas respostas tem uma lógica própria em sua sensatez senil, desprovida de memória", concluiu. Contou-me também que brincou com ele, reclamando de que ele nunca tinha dedicado um livro a ela, ao que Gabo respondeu: "para que queria que eu te dedicasse um livro? De que isso te serviria? Que importância teria?" Um acinte de humildade, um arroubo da grandeza do alto de seus 83 anos de idade, pensei. Seria essa a lucidez senil - aquela que só chega com a maturidade, com a certeza de que tudo é vaidade?
O editor de Gabriel García Márquez informou que devemos esperar por mais dois livros do autor: uma antologia de seus textos jornalísticos e um romance que está escrevendo, com o título provisório de "En agosto nos vemos". Mastretta garante que ele já não escreve mais.
"Memórias de minhas putas tristes" foi o último romance escrito por Márquez. Foi editado no Brasil pela Record, em 2004. Naquela época, ele tinha ganho a luta contra um câncer linfático que lhe devolveu a vida; que o obrigou a correr atrás do tempo perdido, segundo declarou. Escrevia dez horas por dia, regressou ao jornalismo e à música, sua grande paixão.
Gabriel García Márquez que nos levou pelo túnel de seus encantos e encantamentos, seus amores e "destiempos", se recolhe, mas nos deixa um legado. Esperamos por sua antologia e saboreamos sua extensa obra literária, sabendo que estar em sua presença, como diz um amigo devoto de outros ídolos, demanda reverência, requer liturgia, e o altar pode estar ao alcance de nossas mãos, pelas bibliotecas da vida.

Gabo y la lucidez senil

Que es el olvido, la vejez, la lucidez o la falta de ella?
Que nos hace olvidar, mirarnos en el espejo y sorprendernos, o extrañarnos a nosotros mismos?
No creo que todo eso venga con la edad, o sea consecuencia de la calidad de vida o de experiencias individuales. Vivir, como ya decía el poeta, no es preciso.
Cuando me doy cuenta de cuentos como los de Gabriel García Márquez y puedo reflexionar sus historias tan admirablemente brillantes, descubro que la lucidez puede ser antilucidez, y la existencia, un mundo de fantasías a ser visitado, reverenciado, y principalmente, vivido.
El nuevo libro de García Márquez es un compendio de 22 discursos que él escribió durante su vida. Con el título "Yo no vengo a decir un discurso" comienza en 1944, cuando se despidió de sus compañeros de clase todavía en Colombia, su tierra, y termina con el texto que leyó a los 80 años de edad, delante de la Real Academia de la Lengua Española y de los reyes de España, cuando fue presentada la edición conmemorativa de "Cien años de soledad", obra que lo consagró en 1967.
Según sus compañeros más cercanos, a Márquez nunca le gustaron las apariciones públicas y tampoco fue a la presentación de su libro. Vive hoy en México, país que eligió y se refugió después de ser perseguido por sus convicciones comunistas.  Recluso en su casa en la Ciudad de México, recibe pocos amigos. Pero, en mi resistente persistencia, yo quería tener ese privilegio y quería hablar con él, entrevistarlo, descubrir sus místicos mitos. Y después de mucha insistencia con sus editores, percibí que estaba en el rumbo equivocado. Fue entonces que me acordé de Angeles Mastretta, una maravillosa escritora mexicana, autora de "Arráncame la Vida", entre otras obras, y que conocí luego que llegué aquí, y que en una entrevista que me dio, me contó que era muy cercana de Gabo, como es conocido el escritor.
Le telefoneé. Para mi sorpresa, ella había estado con él en aquella misma semana, y me confidenció que él ya no daba más entrevistas por su estado de LUCIDEZ. "Él es un genio en el más puro estado de ingenuidad", me dijo Angeles, "sus respuestas tienen una lógica propia en su sensatez senil, desproveída de memoria", concluyó. Me conto también que bromeó con él, reclamando de que él nunca le había dedicado un libro, a lo que Gabo contestó: "por que querías que yo te dedicara un libro? De que te serviria eso? Que importancia tendría?" Un provocación de humildad, una demostración de la grandeza del alto de sus 83 años de edad, pensé. Sería esa la lucidez senil - aquella que solo llega con la madurez, con la certeza de que todo es vanidad?
El editor de Gabriel García Márquez informó que debemos esperar por dos libros más del autor: una antología con sus textos periodísticos y una novela que está escribiendo, con el título tentativo de "En agosto nos vemos". Mastretta garantiza que él ya no escribe más.
"Memorias de mis putas tristes" fue la última novela escrita por Márquez, en 2004. En aquella época, él había ganado la lucha en contra de un cáncer linfático que le devolvió la vida y que lo obligó a correr atrás del tiempo perdido, según declaró. Escribía diez horas diarias, regresó al periodismo y a la música, su gran pasión.
Gabriel García Márquez que nos llevó por el túnel de sus encantos e encantamientos, sus amores y destiempos, se recoge, pero nos deja un legado. Esperemos por su antología y saboreemos su extensa obra literaria, sabiendo que estar en su presencia, como dice un amigo devoto de otros ídolos, demanda reverencia, requiere liturgia, y el altar puede estar al alcance de nuestras manos, por las bibliotecas de la vida.
*Revisión en español: Aida Haces

Um comentário:

Deixe seu comentário.