quarta-feira, 30 de março de 2011

Tudo por uma Coca! / ¡Todo por una Coca!

Sete horas da manhã. O cenário é um hotel em Monterrey, norte do México.
Uma família desce para tomar o café da manhã. As crianças querem Coca-Cola. O garçom explica que não tem. O pai, inconformado manda chamar o gerente que informa que não servem refrigerantes no café da manhã e que mesmo que servissem, está em falta.
As crianças choram, a mãe reclama, o pai destrata o gerente, mas tomam o café da manhã, já incluído no valor da diária do hotel.

Informe: O México é o país onde mais se consome Coca-Cola no mundo. São 635 garrafas por pessoa ao ano. Lembrando que o México tem 116 milhões de habitantes, isso faz um total de 73,6 bilhões de garrafas só neste país, onde é possível ver a cada esquina, a qualquer hora do dia, homens, mulheres e crianças com uma garrafinha do refrigerante. Também não é a toa que o mexicano já é o humano mais obeso do planeta e a diabetis é a principal causa de morte entre as mulheres e a segunda entre os homens.

E isso tudo me faz lembrar da poesia de Décio Pignatari.

beba coca cola  de 1957


¡Todo por una Coca!

Siete horas de la mañana. La escena se pasa en un hotel en Monterrey, norte del México.
Una familia baja para el desayuno.  Los niños quieren Coca-Cola. El mesero explica que no hay. El padre, inconformado manda llamar al gerente que informa que no sirven refrescos en el desayuno y que tampoco hay. Los niños lloran, la madre reclama, el padre maltrata el gerente, pero hacen su desayuno,  ya incluso en el valor de la diaria del hotel.

Informe: México es el país donde más se consume Coca-Cola en el mundo. Son 635 botellas por persona al año. Acordemos que México tiene 116 millones de habitantes, lo que hace un total de 73,6 mil millones de botellas solo en este país, donde es posible ver en cada esquina, a toda hora del día, hombres,  mujeres y niños con una botellita del refresco. También no es por nada que el mexicano ya es el humano más obeso del planeta y la diabetes la principal causa de muerte entre las mujeres y la segunda entre los hombres.

Y todo esto me hace acordar la poesía de Décio Pignatari:

beba coca cola  de 1957

 

Um comentário:

  1. IMPRESSIONANTE! MAS É A PURA REALIDADE...SÓ VIVENDO AQUI E PRESENCIANDO ESTAS CONTAS, E QUE VC SE DÁ CONTA DO QUE UM VÍCIO. P

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.