segunda-feira, 14 de março de 2011

As ondas e o mar / Las olas y el mar

Quando eu era pequena sempre pensava no mar, sonhava com o mar, e, às vezes, parecia até sentir o cheiro da água salgada do mar.
Não era apaixonada pelas águas que me pareciam infinitas, mas o mar sempre me fazia refletir!
Me lembro da primeira vez que o visitei. Tinha uns 7 anos de idade. Acabava de aprender sobre o Oceano Atlântico e fazia mapas do Brasil com moldes plásticos. À margem direita do mapa, sempre tinha que colorir o mar com lápis de cor azul. Então, quando vi aquela imensidão, que não era azul, diga-se bem, e me pus a pensar que o mar que vinha e voltava com pequenas ondas aos meus pés era o próprio OCEANO ATLÂNTICO... Era demais pra mim!
Mas eu também tinha medo dele. Uma vez, ouvi falar sobre MAREMOTOS, e que quando o fenômeno acontecia, o mar entrava todo para dentro de si mesmo e depois voltava com toda sua força, com ondas colossais de águas recém contidas. Me lembro que sonhei várias vezes com isso. Eram pesadelos!
Naquele tempo não existiam TSUNAMIS, ou melhor, ninguém falava deles. Atualmente, nesses tempos de ondas gigantes, foi que descobri que a palavra é japonesa e significa "ondas gigantes do porto", porque os pescadores antigos só se percatavam da invasão das magníficas ondas quando chegavam devastadoras, já nas portas das cidades. Em alto mar, elas só se levantavam um metro acima das águas que as sustentavam intrépidas, furiosas.
Os TSUNAMIS, dos japoneses, e assim chamados pelo mundo afora já globalizado, e que hoje castigam o país do sol nascente, também alcançaram as costas do Pacífico mexicano e trouxeram alerta, medo e prevenção.
Afinal, se nesse mundo que, redondo, vê o sol nascer por lá e morrer por aqui, que dispersa ondas, pesadelos e pavor, faz com que todos vivam e sofram juntos. O ponto exato onde se esteja já não faz a menor diferença. Tudo dá igual, como dizem os mexicanos.


Las olas y el mar

Cuando era pequeña siempre pensaba en el  mar, soñaba con  el  mar, y a veces, parecía hasta sentir el aroma del agua salada del  mar.
No era apasionada por  las aguas que me parecían infinitas, pero la  mar siempre me hacía reflexionar!
Me acuerdo de la primera vez que visité el  mar. Tenía unos 7 años de edad. Acababa de aprender sobre el Océano Atlántico y hacía mapas del  Brasil con moldes plásticos. En el margen derecho del mapa, siempre tenía que colorear el mar con lápiz de color azul. Entonces, cuando vi aquella inmensidad, que no era azul, dígase bien, y me puse a pensar que el mar que venia y volvía con pequeñas olas a mis pies era el OCEANO ATLÂNTICO... Era demasiado para mi!
Pero yo también traía miedo del mar. Una vez, oí hablar sobre MAREMOTOS y que cuando el fenómeno pasaba, el mar entraba todo  adentro de si mismo y después volvía con toda su fuerza, con olas colosales de aguas recién contenidas. Me acuerdo  que soñé varias veces con  eso. Eran pesadillas!
En aquel tiempo no existían TSUNAMIS, o mejor, nadie hablaba de ellos. Actualmente, en esos tiempos de olas gigantes fue que descubrí que la palabra es japonesa y significa "olas gigantes del puerto", porque los pescadores antiguos solo se percataban de la invasión de las olas magnificas cuando llegaban devastadoras, ya en las puertas de las ciudades. En la alta mar ellas solo se levantaban un metro arriba de las aguas  que las sustenían intrépidas, furiosas.
Los TSUNAMIS, de los japoneses, y así llamados por el mundo afuera ya globalizado, y que hoy  castigan el país del  sol naciente, también alcanzan  las costas del Pacífico mexicano y trajo alerta, miedo y prevención.
A final, si en eso mundo que, redondo, ve al sol nacer por allá y morir por acá, que dispersa olas, pesadillas y pavor, hace con que todos vivan y sufran unidos. El punto exacto donde esté uno ya  no hace la mínima diferencia. Todo dá igual, como dicen los mexicanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.